Câncer de Pele

O câncer de pele é formado pela multiplicação descontrolada e anormal de células da pele. É o tipo de câncer mais presente na população. Geralmente, dividido em câncer de pele não melanoma e câncer de pele melanoma. Sendo o câncer de pele não melanoma classificado como carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC).

Carcinoma Basocelular (CBC)

Dentre os câncers de pele, o carcinoma basocelular é a mais incidente. É causado pela exposição da pele sem proteção a raios solares, normalmente em regiões mais específicas, como cabeça, pescoço e ombros. Entretanto é o menos agressivo. Pacientes que iniciam seus tratamentos logo no início, possuem grandes chances de serem curados rapidamente e sem cicatrizes.

Pode ser identificado através de algumas características básicas aparentes na pele: relevo, brilho, vermelhidão e minúsculos vasos sanguíneos na superfície. Devido as suas características, pode ser facilmente confundido com pequenas feridas. Em alguns casos havendo ulceração.

Carcinoma Espinocelular (CEC)

Também chamado de Epidermóide ou Carcinoma de Células Escamosas. É considerado mais perigoso que o CBC e menos que o melanoma. Geralmente é desenvolvido através da descamação da pele, devido a exposição excessiva ao sol.

Regiões com CEC normalmente são identificadas através de nódulos rígidos e escamosos, semelhantes a sinais. Muitas vezes havendo ulceração e sangramento.

Melanoma

O Melanoma é desenvolvido nos melanócitos, células que produzem a pigmentação da pele. É considerado o pior e mais mortal câncer de pele, por haver grande possibilidade de se espalhar rapidamente, muitas vezes, para órgãos internos.

Pode ser identificado através de manchas de variadas cores, sendo as principais rosa, vermelha, marrom e até mesmo preta. Em alguns casos apresentando elevações na pele, sangramento e ulceração.

Câncers de Pele Raros

Há outros câncers de pele menos raramente encontrados, como Tumor de células de Merkel, Sarcoma de Kaposi, Linfoma de cutâneo de células T, Carcinoma sebáceo e Carcinoma anexial microcístico.

Prevenção e Fatores de Risco

A exposição ao sol é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Muitas pessoas crêem que protetores solares apenas devem ser utilizados em clubes ou na praia, lembre-se que o sol está em todo lugar. Não deixe de passar protetor ao se expor no sol.

Pessoas com as seguintes características são mais favoráveis ao desenvolvimento do câncer: com pele, olhos e cabelos claros; familiares com câncer; pessoas que já tiveram câncer; sexo masculino e; imunidade enfraquecida.

Conclusão

Câncer de pele pode ser curado rapidamente se tratado logo no início, mas se ignorado pode matar. Então procure um dermatologista periodicamente para consultas preventivas, principalmente se em seu corpo aparecer sinais elevados, sangramento ou manchas na pele. E lembre-se, sempre utilize o protetor solar.